GALERIA DE FOTOS

Secretaria de Educação, Cultura e Lazer realiza Desfile Cívico da Independência

17/SET/2014

 

 

No domingo (14) a Secretária de Educação, Cultura e Lazer de Almirante Tamandaré do Sul realizou o Desfile Cívico da Independência na Avenida General Lopes de Oliveira. O evento contou com as apresentações das escolas municipais e estadual, entidades, empresas e grupos do município.

 

Em primeiro momento foi o desfile das soberanas do município, rainha Bianca Griebeler, 1ª princesa Ernestina Rita Meira Engel e 2ª princesa Keterin Schverz, acompanhadas por um grupo de gaiteiros representando a Terra do Gaitaço. Em seguida foi composto o Altar da Pátria com as autoridades presentes no evento, para então, a ministra da eucaristia Terezinha Eni Meira Schuch que proferiu a benção.

 

Dando seguimento ao desfile a secretária da Administração Franciele Dessoy, a Brigada Militar e o servidor Valdeci Gomes da Silva trouxeram as bandeiras do Brasil, a do Rio Grande do Sul e a do Município. Um dos destaques do desfile foi à participação da Banda Marcial Municipal, que fez sua apresentação inaugurando o novo uniforme.

 

A Escola Municipal Ensino Fundamental Raimundo Nedel trouxe o tema “todos juntos pela reciclagem” e apresentou o PRONATEC que está sendo realizado na escola, a Escola Municipal de Ensino Infantil Cantinho da Criança desfilou com o tema “Somos os herdeiros do futuro”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves apresentou o projeto Construindo a Cidadania com destaque para a família e a Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Tamandaré apresentou seus setores e abordou diversos temas como: Ser Diferente é  Normal, Agricultura Familiar, A segurança nos detalhes, É preciso haver comida para todos, Colhendo os resultados do trabalho familiar, Evolução agrícola, O principio da agricultura em Almirante Tamandaré do Sul, Cooperativismo: fortalecimento a atividade rural, Agricultor com muito orgulho e O jovem na gestão da propriedade rural.

 

Ainda na oportunidade fizeram seus desfiles o Coral Cant’Arte, as secretarias de Educação, Obras e Agricultura, o grupo da Terceira Idade Sempre Alegre do município, o grupo de Italianos de Linha Vitória, a cidade de Chapada trazendo a maior festa típica da região o  Chapadafest, o Rancho Esterco na Espora, CTG Lageano das Coxilhas, o qual fez a abertura da Semana Farroupilha e as empresas como: Agricar, KukiTur, Cresol, E. Orlando Roos, Cotrisal, Cotrijal e Precisão.

 

A secretária da Educação Vera Fetter agradeceu a presença da comunidade em geral que participou do evento, e de todos que fizeram seus belíssimos desfiles. Ela também deixou a seguinte mensagem, a qual também foi passada no desfile: “A Pátria é o País em que se nasce. Terra dos pais. É o céu, o solo, o ar, o mar, as plantas, os animais, as pessoas... Pátria somos todos nós cidadãos que, com júbilo, temos um chão para pisar, construir nossas casas, plantar, colher e finalmente repousar no sono eterno. Nenhum lugar do mundo é igual ao Brasil”.

 

Banda Marcial faz apresentação com novo uniforme


Desde 2010 a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer de Almirante Tamandaré do Sul vem dando apoio para a Banda Marcial Municipal, que no último domingo (14) apresentou-se o Desfile Cívico da Independência com o novo uniforme, o qual  foi comprado com recursos da secretaria.

 

A Banda tem como professor Anderson Manchado e iniciou seus trabalhos com ensaios na sede do município, mas desde 2013 vem realizando seus ensaios na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel no distrito de Rincão do Segredo, aumentando assim, o número de integrantes.

 

“Alguns desafios vão além da capacidade física, dependem mais do envolvimento e compromisso assumido das pessoas. Realizamos o sonho e nos sentimos orgulhosos em ver nossos jovens manuseando um instrumento, se divertindo e convivendo com os colegas”, salientou a secretária da educação, Vera Fetter.

 

No momento são 34 alunos que participam do projeto. O município também conta com o projeto de música e instrumentalização nas escolas dos distritos de Linha Vitória e Rincão do Segredo.