Notícias

07 . 10 . 2015

Outubro Rosa Municipal terá temas diversos em prol da mulher

 

Em diversos países o mês de outubro é uma data especial de prevenção ao Câncer de Mama, mês este intitulado Outubro Rosa.  E, em Almirante Tamandaré do Sul a causa também foi aderida através da Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social e neste ano está com uma programação para as mulheres tamandareenses.

De 06 a 09 estão sendo realizadas palestras pela enfermeira, Alessandra da Luz, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Durante o mês terá atividades diversas junto a Unidade Básica de Saúde, sempre a partir das 14 horas: no dia 13 serão realizadas atividades com a voz com a fonoaudióloga, Diane Pinto, e atividade laboral com o fisioterapeuta, Felipe Musscopp, no dia 19 terá a palestra “Vamos Fuxicar” com a psicóloga Silvana Fragoso, no dia 21 terá a palestra sobre o Câncer de Mama com a ginecologista Débora Lorenzi e no dia 30 como encerramento das atividades, haverá dicas de maquiagens, explicação sobre o uso do protetor solar, explicações sobre Câncer de Mama e atividades físicas com alongamentos.

                Segundo uma das coordenadoras da programação e enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Alessandra da Luz, o mês é destinado à prevenção e conscientização do Câncer de Mama, mais o município realiza atividades diversas em prol da mulher. “Quando a mulher conhece bem seu corpo, ela consegue perceber mudanças nas mamas que são normais e acaba ficando alerta para sintomas suspeitos. Ao olhar, apalpar e sentir sua mama, a mulher deve procurar ver se há alguma alteração que seja diferente dos aspectos habituais que ela já conhece. Se houver alteração, é recomendável procurar a Unidade de Saúde para fazer uma avaliação lembrando ainda que as mulheres acima de 40 anos devem realizar anualmente sua mamografia ”, explica Alessandra.

 

A secretária de Saúde, Carine Bernardi, convida todas as mulheres para participar da programação preparada pela equipe da Unidade Básica de Saúde e salienta a importância das mulheres, tanto da cidade como do interior, em participar destas atividades de prevenção. “O Outubro Rosa é mais uma atividade que nossa equipe prepara, precisamos do apoio dos munícipes para que as  mulheres tomem conhecimento do quão importante é este tema . Então, pedimos a presença de todas”, diz Carine.